Páginas

Textos indicados

Neste espaço divulgarei textos que, de uma forma ou de outra, considero relevantes e cuja leitura indico.

*

ABC da dialética materialista - de Leon Trotsky (1939), retirado do sítio da LER-QI (em inglês, aqui). Explica, de forma didática, o método materialista dialético.

Libertação intelectual: contra o método que oprime - de George Marmelstein Lima. Sobre o cerceamento ao pensamento livre imposto pela camisa-de-força acadêmica.

Por um marxismo crítico - de Michael Löwy. Sobre a necessidade de retorno ao verdadeiro marxismo, crítico e autocrítico -eis que dialético-, contra todos os dogmas e cartilhas "oficiais".

Carta sobre o uso da violência - de Gilles Dauvé (sob o pseudônimo "Jean Barrot"), marxista do chamado "comunismo de esquerda". Trata-se de carta endereçada aos militantes do MIL- GAC (Movimento Ibérico de Libertação- Grupos Autônomos de Combate), no início dos anos 70, e aborda, além do caráter não-revolucionário dos grupos marxistas de então, a questão da luta armada.

Sobre a leitura e a reflexão - de André Cancian, do "Ateus.net". Aborda a prática da leitura, o correto aproveitamento dela e a necessidade de, mais que acumular erudição, processar adequadamente -e criticamente- o que se lê.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...